Skip to main content

Sobre

Conheça melhor a história do LabRI/UNESP

QUEM SOMOS

O Laboratório de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (LabRI/UNESP), criado em 2011, faz parte da estrutura do departamento de Relações Internacionais (DERI) da UNESP, campus Franca.

Podemos pensar o LabRI/UNESP como um Hub Acadêmico. O termo Hub é comumente utilizado na área de rede de computadores para se referir a um equipamento que interliga diferentes computadores, possibilitando com que os mesmos troquem informações.

Nos últimos anos, esse termo passou a ser utilizado por outras áreas além da computação para se referir a um local físico ou virtual onde indivíduos e grupos podem compartilhar experiências e usufruir de um espaço de infraestrutura comum. Termos como Hub digital ou Hub de inovação tem sido utilizados para se referir a iniciativas voltadas a estimular e fornecer apoio físico ou virtual a pequenos empreendimentos e a startups.

O LabRI/UNESP não é um grupo de pesquisa. A partir da breve descrição indicada acima, pode-se considerá-lo um Hub acadêmico, pois fornece um espaço e infraestrutura física e virtual para que os docentes, discentes e grupos de pesquisa a ele vinculados possam desenvolver as suas atividades de pesquisa e ensino de extensão, especialmente se tais atividades demandam a utilização de tecnologias digitais e o suporte a partir de uma infraestrutura computacional.

Projetos e iniciativas de docentes e discentes vinculados ao curso de Relações Internacionais da UNESP/Franca e ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) são desenvolvidos no espaço físico e virtual do LabRI/UNESP.

Objetivos

O Laboratório de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (LabRI/UNESP), criado em 2011, faz parte da estrutura do departamento de Relações Internacionais (DERI) da UNESP, campus Franca. O principal objetivo que o DERI atribui ao LabRI/UNESP é fornecer apoio, por meio de tecnologias digitais, às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes, discentes e grupos de pesquisa vinculados ao curso de Relações Internacionais. Deste modo, o LabRI/UNESP é um espaço voltado a disseminar e prover auxílio na utilização de novas tecnologias da informação e comunicação. Dentre as atividades desenvolvidas no LabRI/UNESP se destacam:

    1. Manutenção da infraestrutura computacional disponível no LabRI/UNESP;
    2. Digitalização e pós-processamento de documentação textual
    3. Implementação de software e serviços de código aberto utilizados para fins acadêmicos;
    4. Auxílio na gestão de dados gerados e coletados pelos docentes, discentes e grupos de pesquisa;
    5. Apoio para a utilização das bases de dados disponíveis no LabRI;
    6. Apoio ao trabalho experimental.

Histórico

O Laboratório de Relações Internacionais (LabRI/UNESP) foi criado em 2011 e faz parte da estrutura do departamento de Relações Internacionais (DERI) da Unesp, campus Franca.

Para iniciar seus trabalhos, em 2012, o LabRI/UNESP adquiriu um conjunto de 10 computadores de mesa e a diretoria da Unesp, campus Franca, concedeu uma sala dentro da Diretoria Técnica de Informática (DTI) para que o LabRI/UNESP pudesse utilizar os equipamentos, foi feito upgrade de 10 computadores e foi mantido 10 computadores que já estavam instalados no espaço do laboratório.

No primeiro semestre de 2014, o LabRI/UNESP conseguiu junto a diretoria da Unesp, campus Franca, uma bolsa de estágio. Desde então o LabRI/UNESP tem o suporte de um estagiário remunerado.

A partir de 2016, o LabRI/UNESP passou a utilizar o sistema Proxmox para virtualizar a infraestrutura computacional disponível, buscando utilizar e ampliar o suporte tecnológico aos discentes e docentes.

A partir de 2017, o LabRI/UNESP começou a receber estagiários voluntários.

A partir de 2020, passou a incentivar o maior uso de linguagem de programação no cotidiano de suas atividades. Além disso, iniciou um processo de reestruturação das bases de dados nas quais auxilia a manutenção e expansão.

Suporte aos docentes, discentes e demais colaboradores

Como já apontado acima, o LabRI/UNESP é um espaço que visa incentivar e dar suporte às atividades que demandam a utilização de tecnologias digitais. Devido a isso, podemos destacar duas principais frentes de apoio que o LabRI/UNESP oferece:

1. Infraestrutura computacional

Desde 2016 temos um cluster computacional, baseado no Proxmox - sistema open source de virtualização, no espaço do LabRI/UNESP com o objetivo de fornecer um apoio computacional mais adequado às atividades de pesquisa. A partir do Proxmox provemos:

Alguns serviços de apoio a pesquisa com destaque a indexação integral de documentos, feita a partir do software livre Recoll, e a realização de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) automático em documentos de imagem e PDFs não pesquisáveis;

Armazenamento das bases de dados. Grande parte destas bases são consultadas através da indexação realizada no Recoll e estão disponíveis para os pesquisadores via acesso remoto (x2go e/ou Chrome Remote Desktop).

Acesso a um desktop virtual completo através da virtualização de sistemas operacional também conhecida como Virtual Desktop Infrastructure (VDI) que a utilização conjunta do Proxmox e de software de acesso remoto, como o x2go e o Chrome Remote Desktop, proporcionam. Os estudantes e professores com recursos computacionais pessoais não adequados podem se beneficiar bastante deste recurso.

As máquinas em que o Proxmox está instalado se transformam em estações multifuncionais de trabalho fornecendo suporte virtual e real a uma gama de diversas atividades tanto presenciais como remotas.

OBSERVAÇÃO: caso você necessite de informações mais detalhadas sobre os equipamentos que compõem a infraestrutura do LabRI/UNESP, entre em contato por email.

2. Projetos integrados e bases de dados

Uma importante iniciativa que o LabRI/UNESP tem promovido é transformar algumas das bases de dados em “Projetos de Dados” para estruturarmos melhor a gestão e expansão das mesmas. Esta iniciativa tem aperfeiçoado nossa estratégia de coleta, tratamento, armazenamento e disponibilização de dados. Além disso, reflete um acúmulo de anos de trabalho voltado para a sistematização de dados relevantes para as pesquisas de Relações Internacionais.

Deste modo, passamos a estruturar essas bases de dados em um projeto integrado, conhecido também como projeto guarda-chuva, que abarca subprojetos responsáveis na gestão das várias bases de dados disponíveis. Para mais detalhes, clique aqui.

Equipe LabRI/UNESP

Conheça os membros da nossa equipe


Saiba Mais


Faça parte da nossa equipe, conheça as oportunidades de estágio disponíveis.