
CONHECER PARA ACOLHER
Mapeamento de migrantes e refugiados na cidade de Franca
Projeto vinculado à REDE TEMÁTICA DE EXTENSÃO: Rede de Atenção ao Migrante Internacional (RAMIN/UNESP).
Programa Institucional da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC).
INDICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA AGENDA 2030 - ONU

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.


Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
POR QUE O PROJETO EXISTE
Justificativa para sua criação
A região do município de Franca-SP não possui dados oficiais sobre a população de migrantes internacionais e refugiados e nem políticas de atenção e acolhimento a este público. Considerando o processo de interiorização das/os refugiadas/os e a demanda crescente em torno dessa realidade desafiadora para os municípios, a universidade pode contribuir para realizar esta pesquisa e pensar em práticas e abordagens acolhedoras para estas pessoas, com atenção para o acesso aos direitos humanos inalienáveis e ao processo de adaptação em um diferente ambiente cultural e social. Ademais, é uma oportunidade sem precedentes de pensarmos coletivamente, universidade e setores públicos da cidade, em políticas públicas dirigidas para essa população em situação de vulnerabilidade.
PARA QUEM É O GRUPO
Público-alvo
Migrantes internacionais e refugiados.