
O GEPDAI, criado em 2015 na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, é um grupo de pesquisa inter e transdisciplinar voltado ao estudo da política e do direito ambiental em suas múltiplas escalas. Suas análises críticas abordam especialmente a mudança do clima, produzindo conhecimento estratégico para políticas de mitigação e adaptação, sempre orientado por perspectivas decoloniais, interculturais e pela luta dos povos originários.
Como grupo de pesquisa cadastrado no Diretório do CNPq, o GEPDAI realiza análises e avaliações de instrumentos e políticas nacionais e internacionais sobre mudança do clima, gerando dados e informações essenciais para o aprimoramento dessas políticas. Além disso, seus membros integram o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Franca (SP) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Sapucaí-Mirim/Grande, fortalecendo o diálogo entre academia, sociedade civil e gestão pública.
Entre as atividades recentes, destacam-se:
- a primeira edição dos Diálogos Ecopolíticos (junho/2025), simpósio interdisciplinar que reuniu estudantes, pesquisadores, lideranças indígenas e movimentos sociais em mesas, oficina e cine-debate, encerrando com o lançamento da publicação Folhas, que articula saberes diversos;
- a organização de eventos na ABRI/ISA (julho/2025), incluindo uma mesa sobre meio ambiente nas Relações Internacionais com acadêmicos de todas as regiões do Brasil e painel sobre perspectivas socioambientais críticas;
- os projetos de extensão do Núcleo de Ensino da UNESP: “Educação Popular e do Campo: Diálogos sobre a Questão Agrária e Ambiental com o Campo e a Cidade” (2022) e “Educação Ambiental e Educação do Campo para a Transformação Social” (2023), em escolas públicas da região de Franca-SP, com foco em educação popular para temas socioambientais e climáticos.
O grupo também organizou, em 2018, em parceria com a Ecofalante, o projeto Cinema Ambiental na FCHS, com exibições e debates sobre temas socioambientais, e foi fundamental para a criação da Comissão de Ecologia e Educação Ambientalda FCHS/UNESP, ocupando cargos de liderança.
Com reuniões quinzenais e produção constante de artigos, livros, dissertações e teses, o GEPDAI reafirma seu compromisso em promover espaços críticos, interdisciplinares e plurais, conectando a agenda climática às dimensões de justiça social, raça, gênero e diversidade. A participação em fóruns e negociações internacionais, como a COP30 em Belém, é parte essencial da missão do grupo de difundir saberes e contribuir para um futuro sustentável e inclusivo.